Correio Popular Notícia




Agroindústrias beneficiam três mil produtores rurais em Porto Velho

Data da notícia: 28/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120629-211.jpg[/IMG](Da Redação) Desde 2005, os proprietários rurais da região de Porto Velho, que fazem parte do Programa Agricultura Familiar, do Governo Federal estão mudando suas vidas. Um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric) já beneficia três mil produtores da capital, gerando produtividade na agroindústria familiar.
Segundo a secretária-adjunta Maria Clarice Alves Braga, 70% dos produtores já obtiveram êxito no programa de produção agroindustrial. Maria Clarice disse em entrevista ao site G1 que entre 2009 e 2011 o governo federal enviou mais de R$ 2 milhões em recursos para Porto Velho. O investimento resultou na doação de 42 equipamentos para 36 associações da região. No ano passado, de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), foram produzidas cerca de 500 mil toneladas de mandioca em Rondônia.
Esse bom resultado pode ser visto na Associação dos Assentados Rurais Joana D'arc III, a 110 quilômetros de Porto Velho. Welington Wesley de Azevedo, presidente da associação desde 2006, afirma que 96 famílias vivem da produção de farinha de mandioca. Elas fazem parte de um projeto da agroindústria familiar chamado mandiocultura.
De acordo com a associação, no ano passado foram plantados 300 mil pés de mandioca no assentamento. Atualmente são 800 mil pés. "Até o fim do ano queremos chegar a um milhão na produção. Temos meta também de construir mais uma agroindústria para aumentar nossa produção", diz Welington.
Raimunda Luiza Nunes é presidente da Associação Comunidade Boa Fé, localizada na margem esquerda do Rio Madeira, distante 25 quilômetros da capital. Lá desde 2008, 10 famílias trabalham na agroindústria que produz farinha de mandioca. "Antes não tínhamos estrutura alguma. Nos profissionalizamos e hoje estamos começando um projeto de agroindústria de polpa de fruta, que deve ser concretizado até o final do ano", diz Raimuda. Segundo a Semagric, toda a produção das agroindústrias da região é comercializada em feiras e escolas de Porto Velho.

Fonte:






Noticia vista 1799 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.